Umburanas tem três pré-candidatos a prefeito e poderá eleger uma mulher
  • Compartilhe:

O município de Umburanas, distante 450km da capital baiana, conta com três pré-candidatos a prefeito para as eleições municipais deste ano. George Lopes Ribeiro de Almeida pelo partido União Brasil é o candidato da situação; Raimundo Nonato da Silva sairá pelo PT e a ex-Secretária de Educação, Vanessa Nunes Gomes Freires, do Partido Progressistas, aparece […]

O município de Umburanas, distante 450km da capital baiana, conta com três pré-candidatos a prefeito para as eleições municipais deste ano. George Lopes Ribeiro de Almeida pelo partido União Brasil é o candidato da situação; Raimundo Nonato da Silva sairá pelo PT e a ex-Secretária de Educação, Vanessa Nunes Gomes Freires, do Partido Progressistas, aparece como a principal candidata da oposição.

O nome leve de Vanessa Nunes contrapõe a imagem do atual prefeito, que parece ter escolhido o nome do genro como seu sucessor, em detrimento da legislação eleitoral. “George é genro do prefeito atual, que divorciou da esposa para concorrer às eleições e tentar burlar a lei. A esposa foi embora para uma cidade vizinha para parecer, aqui em Umburanas, que eles não estão juntos”, disse um membro do Partido dos Trabalhadores que não quis se identificar. “Essa separação foi ideia do próprio pai dela que é o atual prefeito”, completou o petista.

O Raimundo Nonato, candidato de oposição pelo PT, também conhecido como ‘Nato’, já administrou Umburanas por nove anos. Na época Nato foi tido como a grande esperança de Umburanas, mas terminou decepcionando a população pelo seu perfil “autoritário e individualista, jamais visto na história política de Umburanas”. “Ele é conhecido aqui pela frase: aqui quem manda é eu, e depois de mim, eu de novo”, disse um antigo morador.

Já a família da pré-candidata progressista é tida como referência no município. Vanessa, a filha de Deraldino da Farmácia com mais de 30 anos no mercado, é enfermeira pós-graduada em Saúde Pública, já foi vereadora entre 2013 e 2016, foi Secretária de Educação e hoje está como pré-candidata a prefeita de Umburanas.

A progressista – que já teve a sua família apoiando tanto o petista Nato quanto o atual prefeito, hoje se apresenta como a pré-candidata da terceira via que, para muitos, é a saída viável para Umburanas. “Tem que mudar essa realidade. Eleger alguém pra trazer esperança para as pessoas. Esses estão aí há 35 anos nesse Ba-Vi. Quando não é Bahia é Vitória. Quando não é Vitória é Bahia. O povo de Umburanas já cansou”, disse o vendedor João dos Santos.