Parceiro do Grupo A TARDE, AtlasIntel, ganha selo de confiança do NYT
  • Compartilhe:

Instituto também foi destaque na revista Newsweek como levantamento mais confiável dos EUA O instituto de pesquisas AtlasIntel, parceiro do Grupo A TARDE, se sobressaiu nos resultados da pré-eleição nos Estados Unidos (EUA), em 2020. A empresa recebeu o selo de confiança do jornal norte-americano The New York Times e foi destaque na revista Newsweek como levantamento […]

Instituto também foi destaque na revista Newsweek como levantamento mais confiável dos EUA

O instituto de pesquisas AtlasIntel, parceiro do Grupo A TARDE, se sobressaiu nos resultados da pré-eleição nos Estados Unidos (EUA), em 2020. A empresa recebeu o selo de confiança do jornal norte-americano The New York Times e foi destaque na revista Newsweek como levantamento mais confiável dos EUA.

Em conversa com A TARDE, o CEO da Atlas/Intel, Andrei Roman (foto), detalhou que os resultados são frutos de uma metodologia bastante sofisticada de qualidade amostral com coleta de dados online. “Com essa abordagem digital conseguimos estar presentes em diversos países: Estados Unidos, Europa, África do Sul, México, Argentina, Chile, Colômbia”.

Andrei também explicou que mesmo com a tecnologia, a pesquisa tem suas complexidades, pois o método desenvolvido que é através da internet, nem todos têm acesso.

“A abordagem digital também traz complexidades, por exemplo, fazemos pesquisa digital na Bahia, mas não é todo mundo que tem a chance de ter acesso a internet, seja por conta questões de idade, educação, perfil de renda, tem muitas diferenças e calibrar uma amostra representativa nesse contexto não é simples”, reforçou.

“O que eu acho muito legal é que não é apenas uma pesquisa bem sucedida, mas é bem sucedida para uma abordagem bastante moderna e inovadora e que vem se comprovando em contextos dos mais diversos desde Bahia até a Flórida e com um bom desempenho”, finalizou.

O levantamento final em nível nacional nos EUA, realizado pela Atlas em 2020, indicou Joe Biden, na ocasião candidato à presidência, com uma vantagem de 4,7 pp sobre seu rival Donald Trump, estimativa mais precisa do voto popular do país.

A AtlasIntel também conduziu as pesquisas mais precisas entre todos os pesquisadores para os estados de Michigan e Carolina do Norte. Em todos os estados pesquisados, os resultados ficaram dentro da margem de erro de nossas estimativas. O erro médio da AtlasIntel não foi apenas menor do que o de outros pesquisadores, mas também menor do que o das médias de pesquisas e agregadores de pesquisas baseados em modelos.

AtlasIntel/A TARDE

O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e nos Estados Unidos em 2020.

Em 2024, a AtlasIntel continua sua parceria com A TARDE, já tendo divulgado pesquisas em Salvador, Camaçari e Feira de Santana.

Fonte: A Tarde