Lula atribui alta do dólar a uma “especulação contra o real”
  • Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu às críticas sobre suas recentes declarações sobre o Banco Central e os ataques ao presidente da instituição, Roberto Campos Neto. Em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador (BA), nesta terça-feira (2), Lula atribuiu a alta do dólar a uma “especulação contra o real”. Na segunda-feira (1°), a moeda americana fechou […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu às críticas sobre suas recentes declarações sobre o Banco Central e os ataques ao presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

Em entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador (BA), nesta terça-feira (2), Lula atribuiu a alta do dólar a uma “especulação contra o real”. Na segunda-feira (1°), a moeda americana fechou a R$ 5,65, a maior cotação desde 10 de janeiro de 2022.

“É um absurdo! Veja, obviamente que me preocupa essa subida do dólar. É uma especulação. Há um jogo de interesse especulativo contra o real neste país”, declarou Lula.

O líder petista anunciou que voltará a Brasília para uma reunião na quarta-feira (3) para tratar da situação, indicando que o governo pretende tomar medidas contra a especulação cambial.

“Nós temos que fazer alguma coisa. Eu não posso falar aqui o que é possível fazer, porque, se não, eu estaria alertando os meus adversários”, afirmou.

O real tem apresentado o pior desempenho entre as moedas latino-americanas. Ainda assim, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, expressou otimismo, dizendo acreditar que o câmbio se estabilizará à medida que as decisões sobre os gastos do governo forem concluídas.