Adê Cerrado defende operações de fiscalização em motocicletas
  • Compartilhe:

Adê Cerrado rebateu os comentários de motociclistas que criticam as operações de fiscalização para a retirada de descargas livres em motos tipo Kadrom. Ele afirmou que o escapamento esportivo é permitido desde que atenda às recomendações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É importante destacar que a legislação para essa peça requer uma série […]

Adê Cerrado rebateu os comentários de motociclistas que criticam as operações de fiscalização para a retirada de descargas livres em motos tipo Kadrom. Ele afirmou que o escapamento esportivo é permitido desde que atenda às recomendações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É importante destacar que a legislação para essa peça requer uma série de requisitos que devem ser atendidos para tornar regular a prática e o uso do dispositivo.

Segundo o inciso XI do artigo 230 do CTB, conduzir veículo com descarga livre, defeituosa ou inoperante é uma infração grave, passível de multa e retenção do veículo até que seja sanada a irregularidade. Para Adê Cerrado, o ruído das motos incomoda toda a população, além de causar prejuízos à saúde. “Eu não me arrependo de ter criado uma operação para combater o uso da descarga livre em motocicletas, até porque esse foi um pedido da maior parte da população que se sente incomodada com o barulho ensurdecedor dessas motos. Não é uma perseguição para punir trabalhadores; as pessoas que falam isso estão distorcendo a verdade, querendo usar desculpas para praticar atos ilícitos. Qualquer um pode realizar seu trabalho sem incomodar as outras pessoas. Imagine você querer dormir e ser acordado na madrugada. Nós moramos em uma cidade que precisa dar condições de saúde para a vida das pessoas. Esse barulho afeta crianças, idosos, pessoas doentes, atrapalha reuniões e causa um grande desconforto para a maior parte da população,” comentou.

A operação Kadrom teve início em 2021 e já retirou diversos equipamentos irregulares das motocicletas, inclusive aquelas conduzidas por menores de idade e indivíduos portando drogas. Nenhuma motocicleta em situação regular foi retida ou sofreu penalidade.